Documentos Históricos


IMPREVISTOS POLÍTICOS

Neste telegrama, sem data, da época em que exercia o mandato de Deputado Federal, e pretendia ser candidato do PSD ao Governo do Estado, Juscelino reconhece ter recebido de Antonio Abrahão Caram "notícias [que] não foram animadoras" e afirma que "imprevistos políticos e chuva incessante atrasaram meu programa". No dia seguinte, Juscelino seguiria viagem para Diamantina-MG, sua cidade natal. 
Imagem: item do acervo da família Antonio A. Caram.


PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO PSD

Em 19.7.58 servia como Presidente em Exercício do Diretório Estadual do PSD em Belo Horizonte (em substituição ao próprio Juscelino, que tinha sido Governador de MG e, naquele momento, era Presidente da República) e publicou convite para cerimônia em que o orador seria o deputado Otacílio Negrão de Lima, ex-prefeito de Belo Horizonte.  
Imagem: item do acervo da família Antonio A. Caram.

SÓLIDA AMIZADE 

Em 22.6.62, concluído seu mandato como Presidente da República, Juscelino dedicou esta foto a Antonio Abrahão Caram com um abraço afetuoso, descrevendo-o como "amigo, bravo e leal companheiro de todas as lutas da minha vida pública".  
Imagem: item do acervo da família Antonio A. Caram.

ALÉM DAS FRONTEIRAS DE MINAS

Em 10.7.1958, Adhemar de Barros, ex-governador de São Paulo, instrui o Padre Clóvis de Souza e Silva, que era o Presidente do PSP em Belo Horizonte e Vice-Prefeito que assumiria a Prefeitura interinamente no mês seguinte, a não deixar de ouvir Antonio Abrahão Caram antes de definir a candidatura do Partido à Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições daquele ano.
Imagem: item do acervo da família Antonio A. Caram.

CONFIANÇA NAS DECISÕES

Em cartão datado 26.2.49, Juscelino, Deputado Federal que pretendia ser candidato do PSD ao Governo do Estado, o que era muito pouco provável, pela existência de vários outros candidatos com precedência sobre ele, “informa que recebeu a ... carta com as notícias da campanha política (para Governador), espera que continúe (sic) a dirigir com o mesmo acêrto de sempre e entrega (a Antonio Caram) todas as decisões a tomar em beneficio de nossa causa”. Termina afirmando que “quando aí chegar tomará todas as medidas que (Antonio A. Caram) aconselha”.  
Imagem: item do acervo da família Antonio A. Caram.

LIDERANÇA NO PSD

Na época da eleição municipal de 1958, o Presidente do PSD mineiro, o ex-Governador, então Senador e grande chefe político mineiro, Benedicto Valladares, afirma ter dado atenção a uma carta que o Presidente do Diretório Municipal do PSD de Belo Horizonte, Antonio Abrahão Caram, havia lhe enviado. 
Imagem: item do acervo da família Antonio A. Caram.

DECISÃO IMPORTANTE E GRANDE RESPONSABILIDADE

Nesta carta datada 29.8.60, apenas 5 semanas até a data da eleição, o Deputado Federal e ex-Ministro da Fazenda José Maria Alkmin, amigo de infância de JK, autoriza Antonio Abrahão Caram a acertar com o PDC a sua candidatura a Vice-governador de Minas Gerais, ampliando a dissidência dentro do PSD e contribuindo decisivamente para a derrota de Tancredo Neves, nas eleições de 1960. Embora parecesse contrariar seu amigo JK, essa candidatura contribuiu para impedir que Tancredo, se eleito Governador, se tornasse candidato natural do PSD à Presidência da República em 1965.
Imagem: item do acervo da família Antonio A. Caram.


LIVRE TRÂNSITO NO PALÁCIO DO PLANALTO

Neste cartão de visitas datado de 14.7.61, José Aparecido de Oliveira, na função de secretário pessoal do então presidente Jânio Quadros, concedia a Antonio Abrahão Caram "livre trânsito" no Palácio do Planalto, que havia sido inaugurado por Juscelino em abril de 1960, como sede do poder Executivo em Brasília, a nova capital sonhada e construída por JK. Nesse dia, levado por José Aparecido, Antonio A. Caram teve uma audiência com o Presidente Jânio Quadros, que mencionou viver “uma vida de cão” na Presidência. Como sabemos, Jânio renunciou um mês depois.  
Imagem: item do acervo da família Antonio A. Caram.

JUSCELINO ENVIA NOTÍCIAS DO EXÍLIO

Auto-exilado após ter o seu mandato de Senador cassado e seus direitos políticos suspensos, Juscelino envia notícias de Paris a Antonio Abrahão Caram, reconhecendo “a atitude que você assumiu” e a velha “amizade que, nascida no início da minha escalada, havia de se prolongar até a hora da tempestade final". Termina enviando “a todos os amigos que conosco lutaram ... um abraço” e pede a Antonio Caram que “acredite sempre na amizade e gratidão deste seu velho amigo”. Relatos da época apontavam que Juscelino vivia em isolamento e sendo vigiado, padecendo de tristeza, saudades e depressão.  
Imagem: item do acervo da família Antonio A. Caram.

DIRETORIA DE ESPORTES
DE MINAS GERAIS

Em evento sem data: Gerson Sabino, ao microfone, o Presidente J. Mendes de Souza e Diretores Ubaldo Penna e Antonio A. Caram, da Diretoria de Esportes, autarquia que, na época (Governo JK), exercia as funções da atual Secretaria Estadual de Esportes.
Foto: acervo da família Antonio A. Caram.



PLANTANDO SEMENTES
NA DIRETORIA DE ESPORTES

Durante seu mandato na Diretoria de Esportes, Antonio A. Caram criou a Escola de Educação Física, depois incorporada à Universidade Federal de Minas Gerais.  
Foto: acervo da família Antonio A. Caram.

POSSE COMO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO MINEIRA DE FUTEBOL

Recebendo cumprimentos na cerimônia de posse como presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF).
Foto: acervo da família Antonio A. Caram.

EM 1949, RECEPCIONANDO O
SR. VARGAS NETO, ENVIADO ESPECIAL
DO PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS

Antonio Abrahão Caram, ao centro, com o
Sr. Vargas Neto à direita na foto. 
Foto: arquivo pessoal de Gerson Sabino.

EM PREPARAÇÃO PARA A
COPA DO MUNDO 1950

Da esquerda para a direita: Ubaldo Penna, Antonio Abrahão Caram, Vargas Neto, Domingos Vassalo Caruso e Brigadeiro Epaminondas.  
Foto e informações: arquivo pessoal de Gerson Sabino.


ALMOÇO DA "GAZETA ESPORTIVA"

Em almoço  promovido pelo jornal GAZETA ESPORTIVA, a nata do esporte e política de Minas Gerais recebeu o Sr. Vargas Neto (na foto, em primeiro plano no centro), enviado especial do Presidente Getúlio Vargas, em visita precursora à do Sr. Jules Rimet, Presidente da FIFA, que em breve iria a Belo Horizonte examinar o campo do Sete de Setembro para confirmar sua adequação para a partida de futebol entre Inglaterra e Estados Unidos programada para a Copa do Mundo no ano seguinte. 
Foto e informações: arquivo pessoal de Gerson Sabino.


RECEPCIONANDO O
SR. VARGAS NETO (1949)

Antonio Abrahão Caram, discursando. Em primeiro plano o Sr. Vargas Neto.
Foto: arquivo pessoal de Gerson Sabino.

ENTRE AMIGOS E CORRELIGIONÁRIOS

Em 1950, da esquerda para a direita: Helton, Antonio Abrahão Caram, José Flávio, Gerson Sabino e Carlos de Campos Sobrinho.  
Foto e informações: arquivo pessoal de Gerson Sabino.

VISITANDO JUIZ DE FORA COMO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO MINEIRA DE FUTEBOL, EM 1953

No verso da foto, consta datilografada a seguinte anotação:

"Sr. Antonio Caram e os representantes dos clubes da Segunda Divisão da L.D.J.F. aparecendo na foto da esquerda para direita os srs. João Pereira ds Silva do E.C. Guarani; Jeferson B. Chaves do E.C. Benfica; Francisco Côrtes Castro do Botafogo F.C.; Henrique Delage to E.C. Borboleta; capitão José João Jorge presidente da L.D.J.F.; Antonio A. Barros do Portuguesa F.C.; jornalista Canôr Simões Coelho representante de Minas na capital da República; Laiz Velloso Diretor da Segunda Divisão; José Ferreira do Flamengo F.C. e o representante do E.C. Manoel Honorio Antonio Martins Oliveira.

Ao sr. Antonio Caram, lembrança de sua visita hoje a Juiz de Fora, oferece Laiz Velloso 23/3/56".
Foto: acervo da família Antonio A. Caram.

HOMENAGEM A ANTONIO A. CARAM

Em 21 de Junho de 1955, Antonio A. Caram discursa em pé ao encerrar seu mandato de Presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF). Na foto, o primeiro à esquerda é Natalino Triginelli, do Cruzeiro Esporte Clube. À direita, visto de perfil voltado para o orador, está Natalício Carsalade, do Vila Nova Futebol Clube, que assumiu a Presidência da FMF. Em primeiro plano, visto de perfil e voltado para a direita está Carlos Etiene de Castro..
Foto: acervo da família Antonio A. Caram.



EM VISITA ÀS INSTALAÇÕES DA RÁDIO GUARANI, DOS "DIÁRIOS ASSOCIADOS"

Em 17 de Maio de 1956, visitando a Rádio Guarani, dos "Diários Associados".  Entre outros, Antonio Abrahão Caram, Jorge Ibrahim, Edgar Leite de Castro, Benedito Adami de Carvalho, Wilson Gosling, Natalício Carsalade e os radialistas Armando Alberto Regini e Rubens Silveira.
Foto: acervo da família Antonio A. Caram.

NA RECÉM-INAUGURADA BRASÍLIA

Antonio Abrahão Caram e Natalino Triginelli fotografados em frente ao Palácio da Alvorada, após audiência com o Presidente JK, em Julho de 1960, 3 meses após a inauguração da nova capital.
Foto: acervo da família Antonio A. Caram.



ENTREGA DA MEDALHA DO MÉRITO DESPORTIVO (SEM DATA)

Em cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Deportivo, concedida pelo Governo Federal, da esquerda para a direita: Antonio Abrahão Caram, Mário de Andrade Gomes, Gerson Sabino e Edgar Leite de Castro.  
Foto e informações: arquivo pessoal de Gerson Sabino.

EM CERIMÔNIA NO
PALÁCIO DA LIBERDADE (SEM DATA)

No canto direito da foto, Antonio Abrahão Caram observa o governador Juscelino Kubitschek.  Ao lado do governador, o juiz de futebol Alcebíades Magalhães Dias, o famoso "Cidinho Bola Nossa".
Foto: acervo da família Antonio A. Caram.